//
post
Geral

Hábito da leitura começa na infância

Hábito da leitura começa na infância – O ato da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência e à capacidade verbal e de concentração.

Mas o brasileiro lê pouco, em média 4,7 livros por ano (1,3 se retirados os livros didáticos), segundo a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, do Instituto Pró-Livro, de 2008. Para melhorar esse quadro, especialistas em educação afirmam que é importante desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, desde os primeiros anos de vida.
Os livros devem estar presentes no dia a dia das crianças do mesmo modo que os brinquedos e os jogos. Segundo a psicóloga e pedagoga Vivien Santa Maria, especializada em educação infantil, o hábito da leitura é adquirido entre os 7 e os 10 anos de idade. “É importante que tanto a escola como os pais estimulem desde cedo nas crianças esse costume, que desperta a criatividade e a imaginação, enriquece o vocabulário e ajuda a organizar o pensamento”, explica Vivien.
A leitura tem altíssimo impacto no desenvolvimento cognitivo infantil. Por recursos cognitivos, entenda-se algo abrangente como enxergar o mundo de forma abstrata e lógica. De acordo com o prêmio Nobel de Economia James Heckman, criador de métodos para avaliar o sucesso de programas sociais e de educação, uma criança de 8 anos que recebeu estímulos cognitivos aos 3 conta com um vocabulário de cerca de 12.000 palavras – o triplo do de um aluno sem a mesma base precoce. E o hábito da leitura é um dos mais importantes estímulos para estabelecer na criança os fundamentos para seu sucesso na vida escolar e profissional.
Estimule seu filho a desenvolver o gosto pela leitura:
• Ofereça aos bebês livros de pano, de plástico ou borracha para que eles comecem a ter contato com os livros;
• Facilite o acesso a livros, revistas, jornais e gibis, mesmo que a criança ainda não saiba ler e escrever, de forma a familiarizá-la com as letras;
• Reserve um tempo para contar histórias e ler em voz alta para ela;
• Mostre o livro ou o jornal para a criança, assim como as figuras, e peça que ele reconte a história;
• Nas horas de lazer, programe visitas a bibliotecas, livrarias e feiras de livros.
(29/06/2009, com informações da revista Veja, de 10/06/2009, e do site do Ministério da Cultura)

Fonte: Projeto FIB

Sobre projetolvh

Lá Vem História

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s