//
post
Geral

PROJETO REDUZ ANALFABETISMO

Após pouco mais de sete meses desde sua implantação, o Projeto Alfa e Beto diminuiu consideravelmente o índice de analfabetismo nas Escolas municipais de Caruaru, Agreste do Estado. Em outubro de 2010, foi feito um diagnóstico com algumas Escolas municipais onde foi detectado um alto percentual de crianças com alfabetizagem defasada.

Visando melhorar essa realidade, a Prefeitura de Caruaru firmou parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) adotando um novo método de ensino, as crianças passariam a ser alfabetizadas por meio da fonetização.
No início de 2011, os alunos passaram a conhecer e aprender através deste novo método de ensino. Gestores, professores e supervisores tiveram que passar por capacitação para aplicarem o programa em sala de aula. Nesse período, o índice de analfabetismo existente nas Escolas da rede municipal diminuiu mais de 50%.

Cerca de 80% dos alunos da rede não sabiam ler ou não tinham fluência mínima na leitura. Hoje, esse número está próximo de 30%. De acordo com o Instituto Alfa e Beto, uma criança é considera alfabetizada se for capaz de ler, fluentemente, sessenta a oitenta palavras por minuto, saber fazer interpretação de texto e ter grafia correta.

“Neste caso, a criança aprende primeiro o som da letra para depois aprender a escrevê-la. Ela deixa de decorar para aprender”, afirmou a supervisora regional do projeto, Deise Catarina.

Segundo a gerente de ensino da Secretaria de Educação de Caruaru e coordenadora do IAB, Nadja Albuquerque, o índice de 30% ainda é alto, mas diante destes resultados, em curto prazo, poderá ser corrigido.

“Nós tínhamos alunos no segundo ano que não conseguiam, sequer, juntar sílabas e mesmo assim estavam sendo aprovados. Nossa pretensão é ter, em aproximadamente um ano e meio, todas as crianças que estão matriculadas nas Escolas municipais alfabetizadas”, explica a coordenadora.

 

Fonte: Folha de São Paulo – Lívia Mota

Sobre projetolvh

Lá Vem História

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s